Dicas para entrevistas por telefone e vídeo: comentários de especialistas

Se você está se preparando para uma entrevista por telefone ou vídeo, aqui estão todas as coisas em que você deve pensar, cortesia de alguns ótimos comentários que profissionais de RH e entrevistadores nos enviaram (para cada ponto, também incluí o link para o comentário completo sobre isto):

  • Certifique-se de que sua câmera esteja alinhada ao seu rosto corretamente ( link )
  • Finja que você está lá pessoalmente ( link )
  • Para garantir que sua configuração está funcionando corretamente, teste primeiro com um amigo ou familiar ( link )
  • Livre-se de qualquer desordem ( link )
  • Seja paciente ( link ) e fique à vontade com o silêncio ( link )
  • Em vez de se olhar na câmera, olhe para seu entrevistador e tente fazer contato visual com ele (por exemplo, olhe diretamente para sua webcam) ( link ). Veja se a plataforma que você está usando tem a opção de se esconder, como é feito facilmente no Zoom por exemplo ( link )
  • Escolha seu plano de fundo com muito cuidado ( link )
  • Encontre um terreno comum o quanto antes, se puder, para minimizar a sensação de separação que é comum em entrevistas por telefone e vídeo ( link )
  • Não se esqueça de sorrir ( link )
  • A vantagem das entrevistas por telefone e vídeo é que você pode ter muitas anotações com você para consultar a qualquer momento, então faça uso disso (você pode mantê-las fora da vista do entrevistador) ( link )
  • As coisas soarão muito melhor para você e para o entrevistador com fones de ouvido ( link )

Se você prestou atenção a todos esses pontos e também estudou como ter sucesso em entrevistas de emprego em geral ( veja nosso artigo sobre dicas para entrevistas de emprego aqui ), você deve estar bem preparado para sua entrevista por telefone ou vídeo. Boa sorte!

Eu realmente não posso enfatizar o quão importante é alinhar a câmera do telefone / pc ao rosto de maneira adequada. Você não gostaria que seu entrevistador ficasse olhando para suas narinas ou para sua testa.

É uma ótima prática garantir que pelo menos seus ombros estejam aparecendo no vídeo e que a câmera esteja no nível dos olhos.

Embora isso possa parecer um assunto trivial. Isso ajuda muito a determinar seu nível percebido de profissionalismo.

–Jane Flanagan, Tacuna Systems

PERMALINK: https://outwittrade.com/phone-and-video-interview-tips#jane

A maior dica para os entrevistados é fingir que você está realmente lá pessoalmente (especialmente para entrevistas por telefone). As pessoas não percebem, mas seu comportamento e atitude ainda podem ser percebidos por telefone ou vídeo, mesmo que não percebam. A melhor maneira de combater isso é fazer-se acreditar que está pessoalmente para a entrevista. Por exemplo, se você mover as mãos ao falar pessoalmente, faça-o por telefone ou também por vídeo. Isso permitirá que sua personalidade seja muito mais natural e se conecte com seu entrevistador.

– Nicholas Bond, Renovação 320

PERMALINK: https://outwittrade.com/phone-and-video-interview-tips#nicholas

Peça a um amigo ou familiar para fazer uma revisão com você uma hora antes da entrevista agendada para que você possa verificar se o seu áudio / vídeo funciona. Verifique também se seu rosto está bem iluminado e se o fundo parece adequado. Brinque com o ângulo da câmera para se certificar de que está centrado no vídeo, a uma distância adequada da câmera.

–Laurie Kopp Weingarten, One-Stop College Counseling

PERMALINK: https://outwittrade.com/phone-and-video-interview-tips#laurie

Meu principal conselho seria cuidar de você e de seu passado! Remova a desordem, as ruínas de seu almoço e a pilha que você queria separar há seis meses. Tenha um canto profissional e bem iluminado em sua casa para videochamadas. Além disso, vista-se para impressionar, como em uma entrevista na vida real!

–Gabor Fogarasi, tribo do Linkedin

PERMALINK: https://outwittrade.com/phone-and-video-interview-tips#gabor

Um conselho para a entrevista que não é enfatizado o suficiente é a paciência. Especialmente com entrevistas em vídeo, sempre haverá um intervalo de tempo entre sua voz e o momento em que o entrevistador ouve suas respostas, e vice-versa. Resultado final: é fácil acabar falando um sobre o outro ou começando frases ao mesmo tempo. Para evitar que isso aconteça, lembre-se de fazer breves pausas depois que o entrevistador fizer uma pergunta para garantir que ele terminou o pensamento. Isso garantirá uma conversa mais tranquila e fluida, sem pausas ou interrupções.

–Sunny Ashley, Autoshopinvoice

PERMALINK: https://outwittrade.com/phone-and-video-interview-tips#sunny

NÃO olhe para si mesmo na câmera durante a entrevista. Seu objetivo é se conectar com o painel de entrevistas e isso é difícil de fazer quando você está olhando para si mesmo. Mantenha seu foco nos palestrantes para que possa ver sua linguagem corporal e começar a construir relacionamentos.

–Amy Leneker, AmyLeneker.com

PERMALINK: https://outwittrade.com/phone-and-video-interview-tips#amy

Escolha seu plano de fundo com muito cuidado. Em outras palavras, onde quer que você vá fazer a entrevista, certifique-se de que a câmera não esteja captando nada no fundo que possa ser considerado impróprio, não profissional ou desviar a atenção de você. Portanto, é melhor ter um fundo simples que forneça contraste suficiente entre você e esse fundo. Desta forma, você não vai se misturar com o fundo, vai se destacar dele!

– Ron Auerbach

PERMALINK: https://outwittrade.com/phone-and-video-interview-tips#ronald

As entrevistas em vídeo trazem uma camada adicional de separação – em vez de entrar em uma sala, apertar as mãos e receber uma oferta de assento, você e seu entrevistador aparecerão instantaneamente na tela um do outro. Pode servir para tornar o que já é uma conversa formal e um tanto impessoal ainda mais.

A chave para minimizar esse sentimento de separação é fazer como faria ao conhecer alguém novo em um bar ou festa: encontre um terreno comum o quanto antes. Comece a entrevista com uma conversa leve, falando um pouco sobre você e descobrindo um pouco sobre o seu entrevistador. Pergunte o que eles têm feito ultimamente ou como chegaram em suas funções (já que você provavelmente estará no mesmo setor, este é um ótimo lugar para identificar pontos em comum). Ao encontrar esse terreno comum, você torne-se menos um falante 2D e mais um humano que por acaso é mostrado em uma tela.

–Matt Heyes, Quadro de Empregos do Aluno

PERMALINK: https://outwittrade.com/phone-and-video-interview-tips#matt

Um dos maiores erros que as pessoas entrevistadas por telefone e até por videoconferência cometem é não sorrir. Um sorriso pode ser ouvido na voz de quem fala e ajuda a projetar uma aparência de confiança e competência. Um sorriso também ajuda a relaxar o alto-falante e tornar a fala mais segura.

–Michael Nemeroff, RushOrderTees

PERMALINK: https://outwittrade.com/phone-and-video-interview-tips#michael

A beleza das entrevistas por telefone e vídeo é que o entrevistador só pode ver o que você deseja que ele veja. Isso significa que os candidatos podem estar ainda mais preparados tendo seu currículo e notas para referência durante a entrevista, desde que estejam fora da vista do entrevistador. Vá mais longe fazendo pesquisas e compartilhando sua amplitude de conhecimento sobre a empresa, destacando as principais iniciativas que eles fizeram, tendo pontos de conversa ou realizações para apresentar ou preparando perguntas para fazer ao entrevistador.

–Linda Qu, Jobscan

PERMALINK: https://outwittrade.com/phone-and-video-interview-tips#linda

Fique confortável com o silêncio.

Muitas vezes as pessoas querem preencher o silêncio com declarações enquanto pensam. Isso não ajuda a conversa e faz você parecer menos capaz. Por outro lado, quando estiver fazendo uma pergunta, esteja preparado para sentar em silêncio e ouvir, mesmo que por um período de tempo estranho. Não tente conduzir a outra pessoa por um caminho. Esperar permite que melhores respostas surjam. Eles vão te responder eventualmente.

Pratique ficar confortável com o silêncio antes do tempo. Pegue o telefone (ou faça uma videochamada) com alguém que você conhece e desempenhe um papel. Peça ao amigo ou membro da família que faça algumas perguntas e faça-as por telefone. Segure o “ummms” e “ahhhhhs”. Em seguida, faça uma série de perguntas a essa pessoa. Diga a eles com antecedência para não responderem imediatamente. Pratique sentar-se em silêncio quando eles não responderem no que você considera um período de tempo padrão. Deixe ficar estranho. Está bem. Eles vão responder eventualmente.

–David LaVine, RocLogic Marketing

PERMALINK: https://outwittrade.com/phone-and-video-interview-tips#david

Ver a si mesmo na câmera pode ser muito desagradável e rapidamente fazer você se sentir constrangido sobre sua aparência. Este detalhe aparentemente inócuo pode realmente te tirar do jogo, pois em vez de se concentrar nas questões, você está se autogerenciando para tentar ter a melhor aparência o tempo todo.

Em vez disso, use a opção “Ocultar-me” no Zoom para não se ver (mas ainda ser visto pelo recrutador).

Isso definitivamente pode ajudá-lo a relaxar e se concentrar em dar as respostas mais persuasivas, em vez de se concentrar nas imperfeições faciais.

– Peter Bryla, ResumeLab

PERMALINK: https://outwittrade.com/phone-and-video-interview-tips#peter

Algo que você sempre deve fazer quando estiver em uma entrevista por telefone ou vídeo é usar fones de ouvido. Você ouvirá as coisas melhor e soará melhor para as pessoas do outro lado da chamada, o que fará com que a conversa flua melhor.

Quando os fones de ouvido não são usados para entrevistas por telefone ou vídeo, o som pode ecoar de volta no microfone e tornar as coisas abafadas e embaralhadas. Já participei de algumas chamadas terríveis em que as pessoas obviamente não estão usando fones de ouvido, o que torna a chamada muito mais difícil.

Os fones de ouvido padrão da Apple são ótimos (com fio ou Airpods) para qualquer tipo de chamada e o ajudarão a ouvir e ter um som agradável e claro. Eles podem ser usados para entrevistas por telefone, videochamadas com Zoom e muito mais.

Ajude-se a ouvir melhor e permita que as pessoas do outro lado ouçam melhor em ligações futuras e use fones de ouvido!

–Brandi Andrews, National Air Warehouse

PERMALINK: https://outwittrade.com/phone-and-video-interview-tips#brandi

Um ponto importante que a maioria das pessoas esquece é ter um copo d'água por perto. Você ficará surpreso com a rapidez com que sua garganta vai secar na frente da câmera. Você não quer ter que limpar a garganta a cada três segundos ou parecer desconfortável por causa da boca seca. Também é importante PARECER confortável. Esteja atento à sua aparência. Não se esqueça de sorrir. É um longo caminho. No mínimo, faz você parecer confiante. Aqui está outro detalhe do qual a maioria das pessoas esquece. Certifique-se de que seu equipamento esteja totalmente carregado e sente-se próximo à barra de força, caso precise ajustar alguma coisa. A maioria das pessoas está focada no que dizer e no que vestir. Eles se esquecem de carregar o equipamento ou de manter água por perto. Enquanto isso, esses detalhes triviais podem ser tão importantes. Além disso, certifique-se de que a visualização do plano de fundo esteja limpa e organizada.

– Mandy, Conexões de Mercado

PERMALINK: https://outwittrade.com/phone-and-video-interview-tips#mandy

Certifique-se de que possui uma conexão sólida com a Internet.

Se possível, obtenha um cabo Ethernet para garantir uma conexão com fio ao roteador. Isso garantirá que sua internet seja mais rápida e estável, sem ser afetada por outros dispositivos. Isso limitará o local onde você pode fazer a entrevista e, se isso for um problema, considere outras opções.

Invista em impulsionar seu WiFi com sistema de malha WiFi, amplificadores de WiFi, repetidores ou extensores. As pessoas geralmente perdoam mais as questões da Internet – mas isso ainda prejudica suas chances de conseguir aquele emprego. Se é algo que você pode controlar, por que não fazer algo a respeito para não deixar sua conectividade com a Internet para a sorte.

–Sharon Yeo, tribo de talentos

PERMALINK: https://outwittrade.com/phone-and-video-interview-tips#sharon

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, sua aparência é importante nas entrevistas em vídeo. É importante que você se vista como se vestiria em uma entrevista cara a cara. Colocar algo menos do que formal (ou seja, camisetas, bonés) emitirá uma vibração de “não me importo” para o entrevistador.

– Nguyen, Grove HR

PERMALINK: https://outwittrade.com/phone-and-video-interview-tips#nguyen

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *